Paisagismo no Estrela do Lago: revolução verde

O condomínio Estrela do Lago lança mão do paisagismo funcional nas instalações. O conceito desempenha função estética e ornamental. No entanto, a preservação da biodiversidade local e a educação dos moradores sobre o bioma são priorizados no projeto.

São diversas as espécies de plantas existentes em nosso condomínio. Todas contribuem para um ambiente mais verde, que se consolida como objeto de desejo diretamente associado ao relaxamento e ao novo luxo. O paisagista Nick Sapey, do Novas Árvores Por Aí, selecionou as principais espécies e abaixo você poderá conhecer um pouco mais de cada uma delas. Boa leitura!

Figueira-gameleira


A figueira-gameleira, nativa da Mata Atlântica e região, possui uma madeira mole, que antigamente era utilizada como gamelas, as quais chamamos de tigelas. A escolha da espécie se deu por conta dos jardins de chuva, que apresentam formato de bacia para acolher a água, fazendo, assim, uma analogia também às tigelas/gamelas.

Manacá-de-cheiro

O manacá-de-cheiro ganhou lugar por ser muito perfumado e chamar atenção pela beleza, já que suas flores alteram a cor. 

O guaimbê é um arbusto escandente, nativo do Brasil, de até três metros e muito ornamental. Possui raízes aéreas que partem do tronco em direção ao chão. Suas folhas grandes (até um metro), crespas ou não, possuem uma coloração verde-escura e muito brilhante.

As flores são pequenas, sendo que as masculinas estão concentradas na ponta, e as fêmeas, na base. Ele é muito usado na decoração de jardins. Com a raiz dessa planta, os índios costumavam fazer cestos. Além disso, o fruto era cultivado por eles para a alimentação.

Para acompanhar tudo o que acontece no Estrela do Lago, siga nossas redes sociais!