Novas Árvores Por Aí

O paisagismo assumiu um papel que vai além da estratégia de ter ambientes bonitos e agradáveis. O verde, cada vez mais, se consolida como objeto de desejo, por ser diretamente associado a relaxamento e ao novo luxo. No Estrela do Lago, a grande bandeira é o paisagismo funcional. Ou seja, um modelo com função estética e ornamental, mas que contemple outros quesitos como a preservação da biodiversidade local e a educação das pessoas sobre o bioma de onde ela vive.

Para entender melhor os conceitos e as referências utilizados nesse empreendimento do Estrela Urbanismo, conversamos com o responsável pelo projeto, o paisagista Nick Sapey, da Novas árvores por aí. Vamos descobrir mais sobre esse universo de elementos naturais?

Funcionalidades e referências

O paisagismo deve sempre conversar com a vegetação e a diversidade local. No caso do Estrela do Lago, com o bioma juiz-forano. Isso porque, muitas vezes, algumas espécies de plantas possuem interdependência entre elas. Com a estratégia, você ajuda no equilíbrio ecológico, valorizando as relações entre a fauna e a flora. É possível, também, melhorar o clima, cuidar da água da chuva, entre outros fatores.

Por isso e pela intensa beleza, em diversos países, o paisagismo é uma tendência. Nick explica, ainda, que a maior fonte de inspiração para o projeto é a própria natureza. Acreditando nela como o meio correto de desenvolver ambientes perfeitos, todos os espaços naturais são observados com cautela para serem reproduzidos da melhor maneira possível.

O meio ambiente possui uma coerência admirável, e é olhando para isso que existe o movimento de incorporar aos espaços urbanos uma convivência harmônica. A ideia central é que o natural possa coexistir com o que é construído nas cidades, proporcionando encanto e respeito pelos recursos naturais.

O sucesso no Estrela do Lago

Pelo mundo, o termo “naturalistic garden ou naturalistic planting”, que, em tradução, remete ao jardim naturalista ou plantio naturalista, está em destaque. Sob esse conceito, nomes como Noel Kingsbury, Tom Stuart-Smith e Sarah Prince projetaram jardins como o famoso High Line em Nova Iorque. No Brasil, profissionais como Fernando Chacel, Cecília Herzog e Mariana Siqueira trabalham, de forma semelhante, com o paisagismo funcional.

Para Nick Sapey, muito do sucesso alcançado pelo Estrela do Lago se dá pela seriedade em construir e passar esses ideais de forma eficiente. Como diferenciais do espaço, dá notoriedade à proposta de um cotidiano integrado ao verde e à água, referindo-se ao lago. “A interação com os elementos naturais e a possibilidade de uma qualidade de vida única são, com certeza, fatores fundamentais para os resultados positivos do projeto”, reforça.

Quer conhecer mais sobre as inovações do Estrela do Lago e outros empreendimentos do Estrela Urbanismo? Acompanhe nossas redes sociais. Por aqui, acreditamos na revolução verde e em um novo conceito de moradia.